Anúncio

Artigo

É possível falsificar mensagens no WhatsApp? Hackers provam que sim

Equipe Softonic

Equipe Softonic

  • Atualizado:

Dois hackers espanhois demonstraram recentemente que é possível falsificar uma mensagem do WhatsApp, de maneira totalmente limpa. E quando falamos “limpa”, queremos dizer: sem deixar rastros no servidor ou no dispositivo que recebeu a manipulação. Dessa forma, alguém poderia enviar uma mensagem a seu smartphone a partir de outro terminal e depois modificar a informação do emissor original por outra pessoa.

Os autores da façanha descrita acima são Pablo San Emeterio e Jaime Sánchez. Eles conseguiram romper as barreiras de segurança dos servidores do WhatsApp (e não é a primeira vez, convenhamos) há alguns meses – o que obrigou o app a modificar seus parâmetros de segurança – e fizeram um resumo de um processo técnico longo e complexo: segundo os especialistas, o WhatsApp passou de uma para quatro chaves de segurança para validar o envio e o recebimento de uma mensagem. No entanto, durante este processo de validação, é possível recalcular as quatro chaves e enganar o servidor do chat mobile para que ele valide uma mensagem falsa

Veja abaixo o vídeo com a demonstração do processo:

A descoberta de Emeterio e Sánchez abre um debate sobre o valor de uma mensagem do WhatsApp e sua validade para qualquer acontecimento mais polêmico que envolva o programa. Ainda que se trate de um procedimento complexo, realizado por duas pessoas com vasto conhecimento técnico, o fato não pode passar despercebido. Ainda que seja pouco provável que, por exemplo, um amigo use esta técnica com outros, em alguns países – como Holanda e Emirados Árabes (Dubai) – as mensagens do chat mobile já são aceitas como provas em ações judiciais.

Leia também

Acompanhe o Softonic nas redes sociais: curta a fanpage do Softonic no Facebook e siga @softonic_br no Twitter.

Equipe Softonic

Equipe Softonic

Os mais recentes de Equipe Softonic

Diretrizes Editoriais